Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Joinville se prepara para soltura de mosquitos que ajudarão a combater a Dengue
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Cidade intensifica engajamento comunitário antes de lançar método inovador de controle da doença
Joinville está nos preparativos finais para a aplicação do Método Wolbachia, uma estratégia inovadora que visa reduzir a transmissão da dengue por meio da soltura de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia. Prevista para iniciar no segundo semestre deste ano, a iniciativa está atualmente focada em engajar a comunidade e esclarecer dúvidas sobre o projeto.
Desde abril, a equipe composta por profissionais da World Mosquito Program (WMP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura de Joinville tem realizado uma série de palestras e ações de mobilização social em toda a cidade. Estas atividades são essenciais para garantir o apoio da população e informar sobre os benefícios do método. Nos próximos dias, a agenda inclui um encontro online com mais de 120 profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma palestra na Companhia Águas de Joinville (CAJ).
“A etapa de engajamento contribui para um melhor desempenho do projeto. Por isso, além das ações em diferentes locais da cidade, também contamos com os nossos canais digitais, como o perfil no Instagram @wmpbrasil, onde é possível tirar dúvidas”, explicou Gabriel Sylvestre, líder de operações da WMP Brasil.
Além dessas iniciativas, a cidade aguarda o início das operações da biofábrica no bairro Morro do Meio, prevista para julho. “As interações com a comunidade são importantes para explicar o funcionamento do método e suas particularidades. O Wolbachia vem para somar na nossa luta contra a dengue, mas todos vamos continuar precisando fazer a nossa parte, principalmente eliminando focos do mosquito”, ressaltou a secretária de saúde Tânia Eberhardt.

Deixe seu comentário